Os ratos infestam desde sistemas de esgotos a periferias das estruturas e até dentro delas. Os ratos são roedores comensais devido a seu convÃvio com o homem. É um dos animais superiores mais bem sucedidos do planeta, possuindo uma grande capacidade de adaptação aos mais variados ambientes. É dotado de inúmeras habilidades e possui uma elevada capacidade de proliferação.
São várias as espécies de roedores existentes e eles estão distribuÃdos pelos cinco continentes do planeta. São desde espécies tipicamente silvestres que se harmonizam bem com o meio em que vivem, fazendo parte da cadeia alimentar de espécies predadoras (aves de rapina, cobras, lagartos), como as espécies urbanas que se adaptaram bem à s condições ambientais criadas pelo homem nas cidades. O despejo incorreto de lixo e o descuido do homem na manipulação de alimentos são fatores que também favorecem a dispersão dos ratos.
O controle de roedores tem uma importância sanitária e econômica muito relevante devendo ser visto dentro de um contexto de ecologia aplicada. Por isso, torna-se necessário um conhecimento aprofundado de sua biologia e comportamento, a fim de serem controlados de uma forma efetiva.
Método de controle
Para controle de roedores, utilizamos iscas atrativas. As iscas em questão são anticoagulantes e por isso matam os ratos por hemorragia.
Os raticidas são aplicados de forma segura, em pontos estratégicos de alimentação e passagem de ratos. Para maior efetividade, solicitamos que não sejam retiradas as iscas dos locais nos quais foram aplicadas e, para uma maior segurança na aplicação, pedimos que nos informem a respeito da existência de animais domésticos e crianças pequenas.